Ponta d'Areia



O Bairro

Ponta d'Areia é um bairro de caráter residencial do município de Niterói, no Rio de Janeiro. É composto na maioria de casas residenciais, com forte perfil operário, pois o bairro abriga vários estaleiros navais. É próximo ao Centro de Niterói, porém, ao contrário deste, não apresenta tumulto ou trânsito intenso.

Bairro de forte presença da imigração portuguesa na cidade, abriga um pequeno trecho turístico chamado "Portugal Pequeno", que concorre com o perfil industrial e operário do bairro. O bairro também abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro. Possui uma comunidade muito antiga, denominada Morro da Penha devido à presença da Igreja Nossa Senhora da Penha.

História

Localizado na Península da Armação, a Ponta d'Areia, por sua posição geográfica, encontra-se diretamente banhado pelas águas da Baía de Guanabara, tendo, como áreas limítrofes com o continente, os bairros do Centro e de Santana. O nome Armação está relacionado à pesca ("armar" os barcos) e ao esquartejamento de baleias, já que a península foi importante porto baleeiro. A vocação industrial veio depois, com as oficinas de material bélico da Marinha do Brasil e estaleiros. Após obras de urbanização, ordenaram-se os acessos à Armação e Ponta d'Areia, agilizando a ligação com o Centro da cidade.

No século XIX, em um estaleiro que ali funcionava, construíram-se barcos a vapor, caldeiras e peças fundidas em ferro. Posteriormente, na época de Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, a indústria diversificou-se e passou a produzir vários equipamentos, porém, com a mudança da política econômica que facilitou a entrada de produtos estrangeiros, veio a falência. Mauá, precursor da industrialização brasileira, é homenageado com nome de rua e de estaleiro no bairro.

Características

As residências da Ponta d'Areia apresentam padrão construtivo predominante do tipo médio degradado, com espacialização horizontal, especialmente na Vila Pereira Carneiro. O comércio de primeira necessidade localiza-se na entrada da Vila Pereira Carneiro e o especializado em produtos náuticos e oficinas afins nas ruas que margeiam a Baía de Guanabara - especialmente a Miguel Lemos e a Barão de Mauá.

A presença de estaleiros é uma constante ainda hoje na Ponta d'Areia. Encontram-se em atividade lá os estaleiros Mauá, Mac Laren Oil e Cruzeiro do Sul, este pertencente ao Governo do Estado - responsável pela manutenção das barcas da CCR Barcas, que interligam Niterói ao Rio de Janeiro e vice-versa.

Portugal Pequeno

Portugal Pequeno é uma localidade, no bairro de Ponta d'Areia, junto às águas da Baía de Guanabara, que sobreviveu às grandes mudanças socioespaciais ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma área marcada pela presença da imigração portuguesa em Niterói. A localidade de Portugal Pequeno, marcada pela presença da comunidade de pescadores, manteve a sua função, mesmo com as grandes transformações sofridas com a decadência da indústria da construção naval (década de 1980) e com a construção da Ponte Rio-Niterói.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies